Especial Lei Antifumo

Nessa sexta feira dia 7 de agosto entra em vigor a lei que vai dar dor de cabeça aos nossos amigos donos de bar: a lei antifumo. Com o intuito de criar ambientes saudáveis, livres de tabaco, o governo do Estado de São Paulo sancionou uma lei que proibe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. E sabe o que é também um ambiente fechado de uso coletivo? BARES! BARES!

Ou seja, a partir dessa sexta feira, aquela cervejinha acompanhada de um cigarro tá banida. E se você descumprir a lei, nada acontece com você, mas sim com o dono do bar. Resultado: o cara mais legal, que criou aquele lugar bacana aonde você vai com os amigos vai se dar mal se você descumprir a lei. Chato, né?

antifumo

Mas não tem problema, porque toda lei tem brechas. E sempre há a possibilidade de se adequar.

O mais fácil seria destelhar todos os bares. Se não pode fumar em ambiente fechado, se não tiver telhado é aberto, certo? A gente sugeriria um Zetaflex pros bares; lógico, quando chover, você vai ter que manter seu cigarro apagado, já que vai ser preciso fechar o telhado.

Mas enquanto os telhados retráteis não forem implantados – e se não soltarem algum adendo dizendo que os telhados retráteis são proibidos – o Vem pro Bar vai te ajudar com um mini-guia do que pode e do que não pode.

Não pode:
No interior de bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínios e hotéis, casas de shows, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, repartições públicas, hospitais e táxis.
Assim pode:
Em casa, em áreas ao ar livre, estádios de futebol, vias públicas, nas tabacarias e em cultos religiosos, caso isso faça parte do ritual. Quartos de hotéis e pousadas, desde que ocupados por hóspedes, estão liberados.

Ou seja, se você por acaso era um maluco que fumava no shopping ou no hospital, você se deu mal mesmo, e com razão. Mas se você é fumante, tá proibido de fumar na sua hora de lazer.

É, portanto, hora dos bares mudarem de nome. Tabacaria do Deis, o que acham? Com o diferencial de servir o melhor chopp da região!🙂

Apesar de ser algo ruim, é preciso tentar ver a parte boa. Imagine você que aquele porão do Dunluce Irish Pub agora vai ficar mais habitável, já que não serão mais permitidos cigarros. Vai dar pra respirar tranquilamente aquele ar viciado de um ambiente sem ventilação.

Mas enquanto soluções melhores não são encontradas, é bom você boêmio fumante saber ONDE você pode fumar.

fumo_dalcio

“Em mesas na calçada, o cigarro será permitido, desde que a área seja aberta.” Com área aberta eles querem dizer “com paredes que impeçam a fumaça de chegar aos narizes dos não-fumantes”, ok?

Num esquema semelhante ao do AquiPode, site que lista diversos lugares que lembram das minorias – entre eles fumantes, cadeirantes, gente grande, gente nerd, gente pequena, entre outros – vamos tentar listar os bares têm áreas “liberadas legalmente” para fumantes. São as calçadas, áreas não-cobertas, entre outros.

E fique esperto pra não fumar onde não pode, e acabar prejudicando o bar, tá certo?

Seguindo o exemplo do aplicativo do Estadão, o vamos tentar listar os bares que tem uma área externa que talvez dê pra fumar e os que não tem; mas antes de acender seu cigarro, não esqueça de conferir se realmente é permitido fumar no local.

Bares com área externa isolada – talvez dê pra fumar:

Bares com área externa não isolada – provavelmente não pode fumar:

Bares sem área externa – não deve dar pra fumar:

Vem pro Bar, ajudando você a fumar sem desrespeitar o vizinho nem prejudicar o nosso amigo dono do bar.

Parafernália:
Conheça a lei – sabendo o que ela diz você sabe onde pode e não pode fumar
Eufumo.com.br – pra você, fumante, não se sentir sozinho
Aquipode.org – listagem de locais para as minorias, desde fumantes até cadeirantes
Imagens pá-pum pra entender a lei:

0912553

0912540

12 Comentários

Arquivado em Especial

12 Respostas para “Especial Lei Antifumo

  1. Muito bom o texto.
    Achei ridicula a proibição, sou fumante e tenho bom senso.
    Nunca fumei em lugares de grande aglomeração de pessoas que deixam CLARO que o tabaco incomodaria os não-fumantes como shopping, hospitais, igrejas, supermercado dentro outros até porque sempre tem muita criança e idosos.

    Bares, boates e casas de show, além de vias de trânsito eram um dos únicos lugares que eu fumava em meio a indivíduos não-fumantes, mesmo assim sempre fui meio neurótico, me preocupava com a direção do vento, a proximidade da minha mesa com a de alguém não-fumante, se na minha própria mesa havia alguém que se incomodasse quando era o único da mesa fumante, caso contrario nem precisavam me pedir, eu ia para o lado de fora, fumava e voltava com o maior prazer.

    O mais ridículo desta lei, é que se a intenção é preservar o “bom ar” dos não fumantes, porque a proibição da smoking area?
    Que fizessem exigências para que a smoking area seja ventilada, separada e benzida por um pai de santo, conheço muita gente não-fumante que não se incomodariam em acompanhar um amigo fumante em uma mesa reservada para fumante.

    Estou morando em Portugal, estive na Espanha a algum tempo também e as smoking areas funcionam muito bem aqui, em estações de trem, aeroportos, shoppings …
    Ser civilizado não é ser controlado, é ter a consciência do que se deve ou não fazer para se viver em sociedade.

    Nem eu gosto de fumante ignorante, que no meio de um restaurante, SÓ ele, no meio e fumantes e não-fumantes se acha no direito de acender um cigarro sendo que existe área destinada a isso, mas ele nem se preocupa. Mas os que os outros que estavam lá morrendo de vontade de fumar e se controlaram, pois são civilizados e tem a noção de que aquilo, naquele ambiente incomodaria, não sejam penalizados pelos erros de uma minoria.

    A Assembléia Legislativa de São Paulo em vez de aprovar leis que melhorem REALMENTE a qualidade de vida das pessoas, já que muitas das pessoas não-fumantes que sofrem de problemas relacionado ao tabaco, por ser fumante passivo, normalmente são pessoas que convivem com fumantes e não pessoas que em finais de semanas distintos sentam-se a mesa ao lado de um fumante em um bar.
    A menos que a pessoa more em um bar, mas então ela não precisaria se preocupar, porque iria morrer de cirrose antes de ter um câncer ou alguma doença relacionada ao tabaco.
    E o nosso queridíssimo e amado governador José Serra, como um BOM HIPOCONDRÍACO, com certeza aprovaria essa lei sem nem ler a primeira linha do texto.

    Acho que escrevi demasiadamente, mas não tanto quanto minha contida revolta.

  2. Santa Fé

    Tenho uma dúvida sobre essa publicação, aqui no minha chopperia, temos uma área na frente, com mesas dispostas ao ar livre e ao consultar o delegado da vigilância sanitária a respeito da lei anti fumo, ele garantiu que como as mesas ao ar livre era uma”extensão” do bar era terminantemente proibido o consumo do cigarro ou similares, só poderia haver o consumo na calçada em frente ao estabelecimento, então pergunto, como pode haver uma lista de bares onde essa restrição ao cigarro não existe? eu sei que havia uma liminar que liberava o fumo em locais ao ar livre, mas essa liminar foi indeferida, a quem devo recorrer se tenho duas informações diferentes? tenho certeza que conseguiremos alguma resposta a respeito, mesmo porque essa proibição aparentemente abusiva, prejudica, não só o meu bar mas outros tambem.
    Muito obrigado.

  3. @Santa Fé,
    A nossa listinha se baseia no seguinte trecho do próprio site da lei antifumo: “Em mesas na calçada, o cigarro será permitido, desde que a área seja aberta.” (daqui)

    O pessoal da matéria dO Estado de S. Paulo também esclareceu numa matéria divulgada pelo site Eufumo.com.br que a “área aberta” precisa estar isolada da área interna, onde não será permitido o fumo: “ A Secretaria de Justiça reforça que as mesas do lado de fora devem 
    estar totalmente isoladas do lado de dentro (ou por parede ou por vidros) 

    Nós não temos nenhum embasamento legal para fazer essa listinha, tanto que colocamos as informações “condicionais” – bar tal, caso isso e isso ocorra.

    Nossa sugestão é que você procure auxílio com as autoridades competentes, e use o conhecimento disponível para sondar a possibilidade de fazer adaptações ao bar. Talvez, se as janelas e portas forem mantidas fechadas, seja possível fazer do espaço externo do Santa Fé um lugar que possibilite o fumo.

    Se você conseguir mais informações sobre isso, ficaremos felizes em publicar.🙂

    A gente também é contra essas proibições, mas acreditamos que podem existir brechas na lei que podem ser utilizadas pelos bares para não serem tão prejudicados

    Abraços!

  4. Olá! Você entrou em contato conosco e gostaríamos sim de linkar o Vem Pro Bar, precisamos de alguma imagem, para que fique em nossos “Amigos Culturais”! Pode mandar para meu e-mail!!

    Té mais

    Ana e André (Dell’Aquila)

  5. Amanda

    boo hoo e começa a choradeira dos fumantes. Como se o vício fosse alguma coisa para se orgulhar.
    A verdade é que essa lei é ótima e beneficia a maioria da pessoas. Além de ser ótimo para não fumantes, como eu, também pode, a longo prazo, influenciar para que novos fumantes não apareçam (entre os adolescentes, por exemplo).

    Não acredito que a lei seja “discriminação”, afinal fumar não é uma característica física, religião ou determina o lugar de onde a pessoa veio. É apenas um vício idiota e antiquado.

  6. thiago joão

    veja bem minha quarida amanda, nos fumantes não nos orgulhamos do nosso vicio, so queremos o direito reservado pela constituição, art. 533 paragrafo 4, que diz “todo estabelecimento comercial pode se reservar ao direito de permitir o uso de cigarros ou similares em areas especificas para este fim…”, ou seja, nós fumantes temos o DIREITO de fumar em areas fechadas, desde que o estabelecimento permita, meu tio é advogado e fumante ha 11 anos e falou que esta lei e incostitucional e pode ser contestada com base solida legal, ando com uma copia desse artigo no bolso, aqui em Sorocaba, fui impedido de fumar numa area coberta do Mc’Donald’s, mostrei o artigo ao gerente e ele me disse que mesmo assim não poderia fumar ali, e que se eu não parasse ele ai chamar a policia pra me tirar dali, eu disse à ele: “chame, meu tio é advogado, conheço meus direitos, se voce me colocar a força pra fora estara violando uma lei federal e eu posso te processar por danos morais, e ai? vai chamar ou não?”, ele saiu e me deixou fumar, fumei uns 6 cigarros, ouvi muitos murmurios dos outros clientes, mas posso falar, aqueles 6 cigarros tiveram gosto de vitoria, então é isso que eu falo: fumantes podem fumar à vontade, pois voces estão amparados por uma lei federal que não pode ser sobreposta por uma lei estadual, fale isso pro dono do bar, casa noturna, etc…e ja era…pode acender e curtir. lembre-se art. 533 paragrafo 4 do contituição brasileira de 1988.

  7. Amanda

    Então Thiago, tem lei que permita isso? Que coisa mais desagradavel. Aposto que deve ser uma lei de mais de 10 anos, feita quando as pessoas ainda achavam cigarro cool.

    Anyways, a parte “chame, meu tio é advogado” foi mto engraçada!!! Lembrei do chaves: conta tudo pra sua mãe Kiko hauhauhauhau hilário você…
    Manda um oi pro seu tio😛

  8. Amanda

    Pois é, vc mesmo respondeu, 1988…

  9. Silvelene

    Não sou fumante, mas tenho bom senso em achar que essa lei antifumo é simplesmente ridicula, tanta coisa para se preocupar nesse país…..acho que é até uma forma de tirar a nossa atenção para coisas mais importantes como a palhaçada da nossa querida e estimada Brasilia da corrupção.
    A partir do momento que vamos para um bar é para nos divertir, reunir com os amigos…..está errado a proibição da smoking area, conheço muita gente não-fumante que não se incomodariam em acompanhar um amigo fumante em uma mesa reservada para fumante.
    Como disse o Igor Thiago Ser civilizado não é ser controlado, é ter a consciência do que se deve ou não fazer para se viver em sociedade.
    Só falta depois dessa lei, eles fazerem outras leis tipo lei antibeijo…..dessa maneira que venha a ditadura….. hehehe

  10. Jr

    No Xuxu Espetinhos pode fumar na área externa!

  11. estela

    Bom gostaria de saber uma duvida sou consultora de vendas e trabalho na rua,ando de bairro em bairro e municípios em município, meu ambiente de trabalho e livre e aberto,antigamente trabalhei na mesma empresa e não proibia os fumantes de fumar na rua,mas não podia fumar na casa de cliente e nem atender cliente com cigarro na mão, sempre quando acabamos de fumar íamos pro banheiro lavava a mao escovava os dentes ou chupava bala chiqueta tudo pra disfarça o cheiro que fica,agora tem um novo dono na empresa mas ele proibio fumar cigarro só fumar 1 palito de 12 ate 13 horas e dentre esse horário escolher 5 minutos e fumar e acabou não pode mas,e tem uma líder de equipe que fica vigiando agente se fumar ela conta pro dono que já falou que se saber que agente fumou na rua vai dar uma advertência ou se não obeder mandar embora por justa causa, e isso mesmo meu patrão ta certo pois cigarro e vicio eu sem o cigarro não estou conseguindo trabalhar e o dono já que quer que pare não dar suposte nenhum quer que pare na marra ele ta certo agindo assim

  12. Dayana Diogo

    Sou logista trabalho em um shopping no RJ e estou sendo coajida por fumar na HR do almoço em uma área aberta no estacionamento,e eles estão alegando q e área restrita,não só eu TDs os logistas mas clientes pode,então fica a pergunta,esta certo ou errado?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s